Extensão e Cultura: Programas.

PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE

O PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE DA UNESPAR- Campus de Curitiba II tem como objetivo desenvolver um espaço de mobilização por ações institucionais efetivas que visibilizem políticas em Direitos Humanos e estimulem o acesso de todos aqueles que precisam de políticas de inclusão, aos espaços físicos e ao conhecimento produzido nesta Instituição de Ensino, como perspectiva de empoderamento dos sujeitos para o processo de inclusão educacional e social.

Coordenação do Programa:

Profa Dra. Andréa Sério

Profa. Mestre Cinthia Kunifas


LINHAS DE ATUAÇÃO DO PROGRAMA DE ACESSIBILIDADE


LINHA 1: ACESSO À INCLUSÃO EDUCACIONAL: promove apoio pedagógico para o ingresso e permanência de todos aqueles que precisem de políticas de inclusão nos cursos oferecidos pelo campus de Curitiba II. Esta linha de atuação é desenvolvida por meio das ações do NÚCLEO DE APOIO UNIDIVERSIDADE.

AÇÕES DO NÚCLEO DE APOIO UNIDIVERSIDADE:

1 – Apoio a professores, agentes e alunos matriculados nos Cursos docampus de Curitiba II, realizada por meio de orientação de uma equipe de professores, estudiosos de diferentes questões implicadas no processo de inclusão educacional, de modo a facilitar o encontro de soluções para os desafios inerentes a este processo.

COMO OBTER APOIO?

Entre em contato pelo email acessibilidade.campus2@unespar.edu.br  Solicite um agendamento para sua orientação.

Você receberá um email do núcleo com as opções de data do agendamento.

QUEM PODE SOLICITAR APOIO?

Professores, agentes e alunos matriculados nos Cursos do campus de Curitiba II, que necessitem de apoio para promover a

inclusão educacional no ambiente universitário.

2 – Orientação para a elaboração e realização de provas especias de  concurso vestibular e outros concursos públicos.

3 – Acompanhamento de ações de acessibilidade arquitetônica.

4 - Promoção de reflexão sobre a validação das diversidades no ambiente universitário.

PROFESSORES COLABORADORES E ÁREAS DE ACONSELHAMENTO

Professores:

Profa. Dra. Andréa Sério  (Inclusão de pessoas com deficiência físico-motora)

Prof. Dr. Carlos Mosquera – (Inclusão de pessoas com deficiência visual e de pessoas com autismo).

Profa. Mestre Noemi Nascimento Ansay (Inclusão de pessoas com deficiência auditiva).

Profa. Dra. Juslaine Abreu Nogueira (Políticas de gênero e sexualidade)

Profa. Dra. Patrícia de Mello (Violência em Instituições de Ensino e aconselhamento jurídico sobre inclusão educacional).

Prof. Dr. Perci Klein – (Orientação psicológica)

Profa. Dra. Sidinalva Wawziniak (Políticas étnico-raciais – culturas indígenas)

Prof. Dr. Stênio Soares (Políticas étnico-raciais – africanidade e culturas afro-brasileiras)

Agente:

Carlos Machado (Acessibilidade arquitetônica)

LINHA 2: ACESSO À TROCA DE SABERES: promove articulação entre  projetos de extensão intra e interinstitucionais e comunidades que precisam de políticas de inclusão, com objetivo de ampliar o potencial de impacto dos projetos parceiros nestas comunidades. Esta linha de atuação é desenvolvida por meio das ações do NÚCLEO PONTE MÓVEL (em desenvolvimento)

LINHA 3: ACESSO À INCLUSÃO SOCIAL: desenvolve ações formativas para agentes multiplicadores de competências artísticas sobre estratégias de sustentabilidade de projetos que visem a apropriação do potencial criativo humano como fator de empoderamento pessoal e inclusão social. Esta linha de atuação é desenvolvida por meio da INCUBADORA  CRIATIVA ACESSO DE IDEIAS (em desenvolvimento).


PROGRAMA ARTE NA ESCOLA

O Programa propõe a sedimentação de estudos reflexivos e práticos das linguagens sonoras e Realizado em parceria com o Pólo Arte na Escola, tem como objetivo a capacitação de professores de artes arte da Rede Pública de Ensino. Maiores informações aqui.

Coordenação: Profº Luciano Buchmann

PROGRAMA MÚSICA CONTEMPORÂNEA

tecnologias musicais aplicados à criação e à difusão musical contemporânea. Acolhe e viabiliza propostas de estudos reflexivos e práticos contemplando ações que congregam as atividades do Estúdio de Música - EMFap e do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica - LiSonME. 

As vertentes balizadoras do Programa são: 
I - Estudo das Linguagens Sonoras e Música Contemporânea.
II - Criação e produção musical na contemporaneidade.
III - Prática e difusão musical na atualidade.

Mais informações aqui.

Estrutura de acolhimento e implantação de atividades e projetos:

Divide-se em três etapas:
1) Encaminhamento de projetos/propostas (formulário aqui) para análise e avaliação realizadas pela Coordenação do Programa em conjunto com a CEC.

Objetivos: 
Efetivar a funcionalidade do Estúdio de Música da FAP, no âmbito da produção e registro musical; (modificar: Fomentar desdobramentos extensionistas do Laboratório de Linguagens Sonoras e Música Eletroacústica – LiSonME.
- Difundir estudos teóricos e práticos que levantem questões relevantes ao campo de investigação sobre arte e tecnologias, linguagens sonoras e música.
- Demonstrar modelos para projetos correlatos pertinentes à comunidade acadêmica para o desenvolvimento da pesquisa que envolve linguagens musicais.
- Fomentar a prática e a reflexão da comunidade acadêmica nas diversas vertentes musicais da atualidade.

Público-alvo:
Estudantes de música, artes e demais interessados.

Contato: 
alvaro.borges@unespar.edu.br
extensaoecultura.fap@gmail.com


PROGRAMA PRÓ REAL

Visa aglutinar, organizar e sistematizar ações de projetos de extensão ligados ao colegiado do Curso de Cinema e Vídeo e outros ligados à realização cinematográfica, mostras, estudos e discussões sobre processos de realização audiovisual de professores e alunos regulares e egressos como experiências educativas e produção cultural e de conhecimento na interação do curso com a comunidade.

Coordenação: Profº Eduardo Baggio


PROGRAMA POIÉSIS

Visa fomentar a instrumentalização técnica e reflexiva e a produção em Arte e Tecnologia com excelência, viabilizando ações que abarquem os princípios do Grupo de Pesquisa NATFAP, além de propiciar a construção de conhecimento, de apropriação da aprendizagem e de sua difusão em mão dupla (universidade - sociedade/ sociedade - universidade).

Coordenação: Profª Gisele Onuki


PROGRAMA LABIC - LABORATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO CENOGRÁFICA 

Pretende difundir e implementar o conceito de Design Cênico, recentemente incluído no currículo dos cursos de Artes Cênicas e Teatro da FAP, como o estudo e a prática das linguagens sensoriais do espetáculo em todas as suas manifestações cênicas e artísticas. O Programa deve fomentar a pesquisa, o estudo e a realização de atividades de ensino e extensão na área, permitido um maior contato dos discentes de todos os cursos da FAP e de outros campi da UNESPAR à essa área de conhecimento artístico e tecnológico. O programa prevê a realização de atividades relacionadas ao amplo campo da Cenografia (Design para a Performance), bem como de pesquisas teóricas e práticas, cursos, oficinas, seminários, palestras, encontros, mostras, concursos e exposições. O LABIC almeja ainda incentivar a produção artística e a participação dos alunos da FAP e outros membros do programa em eventos científicos e artísticos nacionais e internacionais relacionados ao tema. 


Coordenação: Profª Nadia Luciani


PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional

O PDE é um programa de formação continua, organizado pela Secretaria de Estado do Paraná, em convênio com as instituições de Ensino Superior, que atende aos professores da rede estadual de ensino, iniciado em 2007.
O programa possibilita uma aproximação entre o Ensino Superior e o Ensino Básico, oferecendo aos professores da rede estadual de ensino, atividades teórico-práticas, visando a reflexão e o redirecionamento de suas práticas escolares. Podem participar do processo seletivo os professores que se encontram na classe 11 do nível II do Quadro Próprio do Magistério.

Coordenação: Profº Flávio Marinho






Recomendar esta página via e-mail: