A Instituição: apresentação.





O Campus de Curitiba II da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), é uma das raras Instituições de Ensino Superior do Brasil a ofertar cursos nas diversas modalidades artísticas.

A identidade e respeito que hoje possui na formação de diferentes profissionais da área de Artes foram construídos ao longo de um período de quase 100 anos.

Fundada em 1916 pelo maestro Leonard Kessler como Conservatório de Música do Paraná, já em seus primeiros anos se tornou uma referência na formação de músicos no sul do país.

Em 1931, sob administração do maestro Antonio Melillo o Conservatório se transformou na Academia de Música do Paraná e continuou seu papel de instituição de ensino de Música.

 

Em 1956, em resposta às exigências da comunidade local e da administração do ensino no país, o maestro Melillo e a professora Clotilde Espínola Leinig abriram o Conservatório Estadual de Canto Orfeônico do Paraná, instituição que partilhou docentes e espaço físico com a Academia até 1966, quando ambas se transformaram na Faculdade de Educação Musical (FEMP).

 

Em 1991 a FEMP se tornou a Faculdade de Artes do Paraná (FAP) e ainda na década de 90 a instituição ampliou seu perfil passando a ofertar cursos de bacharelado e licenciatura nas áreas de Teatro e Dança.

 

Finalmente, em 2005 se definiu o perfil que o Campus hoje apresenta, com a abertura de um curso superior na área de Cinema e Audiovisual, e em 2013, a FAP passou a constituir um dos Campi da Unespar, uma instituição multicampi e multirregional.



Atualmente as aulas são ministradas nos seguintes espaços:
  • Sede Cabral (Rua dos Funcionários, 1357, Cabral - Curitiba /PR)
  • Teatro Laboratório e Estúdios (Rua dos Funcionários, 1756, Cabral - Curitiba/PR) – onde são ministradas as aulas dos cursos de Dança e Teatro.
  • Curso de Cinema e Audiovisual (Parque Newton Freire Maia - Estrada da Graciosa, 7400, Cangueri - Pinhais/PR) – onde são ministradas as aulas do curso de Cinema e Audiovisual.

 

Clique aqui para acessar o folder eletrônico do Campus.


Clique aqui para assistir o vídeo institucional.


Clique aqui e consulte o organograma com os responsáveis pelos setores e contatos.

 

 


Recomendar esta página via e-mail: